7 de março de 2009

Sonda espacial Kepler lançada com êxito


A NASA lançou ontem, 6 de Março, uma sonda espacial para pesquisar planetas com possibilidades de vida semelhante à nossa. A sonda Kepler foi construída para procurar planetas rochosos, semelhantes à Terra cuja temperatura à superfície permita a existência de água no estado líquido, uma vez que se crê que a água no estado líquido é essencial para o aparecimento de vida.
A missão durará três anos e meio, pesquisando mais de 100 000 estrelas semelhantes ao Sol, na região de Cisne-Lira da nossa galáxia - a Via Láctea. Espera-se que encontre centenas de planetas do mesmo tamanho da Terra ou maiores, que orbitam a diferentes distâncias das suas estrelas. Se os planetas com condições semelhantes à Terra forem raros, a sonda Kepler poderá não os encontrar.
Para esta pesquisa, Kepler usará a maior câmara CCD alguma vez utilizada nestas missões. Foi desenhado para a detecção de estrelas de luminosidade variável e periódica, causada pelo trânsito de planetas: quando os planetas passam em frente da sua estrela (do ponto de vista de um observador na Terra), provocam uma pequena diminuição da sua luminosidade. A sensibilidade desta câmara é tal que poderia observar do espaço a variação de luminosidade de uma pequena localidade de noite quando uma pessoa passa em frente de um janela iluminada.
O vídeo seguinte foi feito pela NASA e contém diversas informações sobre este projecto.

Podes acompanhar esta missão na página da NASA.

Sem comentários: