De facto, Galileu não foi à Lua, mas foi possível realizar, na Lua, a experiência que comprova que, num campo gravítico e na ausência de atmosfera, todos os corpos caem ao mesmo tempo. A experiência foi realizada pelo comandante da Apollo 15, David Scott, em 30 de Julho de 1971: deixou cair simultaneamente um martelo de alumínio de 1,32 kg e uma pena de falcão com cerca de 30 g. Tal como Galileu tinha previsto, caíram com a mesma velocidade (a aceleração da gravidade na Lua é de cerca de 1,6 m/s2.
Na comemoração dos 40 anos da primeira alunagem, Neil Armstrong e Buzz Aldrin apelaram para um novo objectivo, Marte! Um excerto de «Os Planetas» de Gustav Holst refere-se a esse planeta próximo, aqui tocado pela Filarmónica de Londres.
Mas para os «curiosos» do theremin, aqui vai um excerto tocado com esse instrumento puramente electrónico.
Há 40 anos, os astronautas da Apollo 11, Neil Amstrong e Edwin Buzz Aldrin pisam pela primeira vez o solo da Lua. A alunagem ocorreu no Mar da Tranquilidade, aonde chegaram no Módulo Lunar Eagle. O terceiro astronauta, Michael Collins, aguardava no Módulo de Comando, em órbita lunar. A missão Apollo 11, possível graças a um computador «potentíssimo» de 72 kbytes (não é engano...), atingia o seu objectivo. Este vídeo é uma simulação dessa viagem.
Mas se este vídeo é uma simulação, o vídeo seguinte, de qualidade gráfica muito inferior, contém apenas imagens reais.
Neste vídeo é possível recordar algumas das imagens que, em tempo real, foram enviadas para a Terra. Estranhamente, as imagens feitas pelos dois astronautas sobre a Lua perderam-se na NASA. Para saber mais sobre esta viagem histórica, procurar no sítio da NASA. A história em português pode ser lida na Wikipédia
A primeira fotografia da Terra foi tirada há 40 anos. Esta foi a primeira vez que seres humanos puderam ver a Terra do espaço. Para ler a história desta fotografia.