
A Lua e Vénus não vão deixar escapar a ocasião de dar mais um espectáculo nos céus na noite de 31 de Outubro. Ler mais aqui.
Blogue de Física da Escola Secundária da Maia





O tubo de Ruben é usado para transmitir a relação entre o som e a pressão do ar.
Explicação
O tubo é perfurado nas extremidades e ao longo do seu corpo; um altifalante é inserido numa extremidade, pela outra é injectado um gás inflamável. O tubo é, então, cheio de gás que vai sair pelos orifícios ao longo do corpo do tubo. O gás é inflamado e o altifalante ligado, a partir do qual é transmitido um som qualquer que irá aparecer com a forma de chama de diferentes alturas, conforme a frequência e pressão do gás.
História
John Le Conte descobriu, em 1858, que as chamas eram sensíveis ao som. Em 1862, Rudolph Koenig mostrou que a altura e intensidade das chamas podiam ser afectadas pela transmissão de som através de gás em combustão. Mais tarde nesse século, Behn mostrou que pequenas chamas podiam ser indicadoras de pressão. Finalmente, em 1904, Heinrich Rubens (1865-1922), usando essas descobertas, construiu o tubo de Rubens demonstrando experimentalmente o que então foi descoberto.

A última semana foi marcada pelas comemorações da Semana Mundial do Espaço. Para os mais esquecidos ou para os poucos (pelo menos assim espero) que não conheciam, a SME realiza-se todos os anos entre os dias 4 e 10 de Outubro. Esta data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999, ano a partir do qual se tem vindo a realizar. Mas porquê esta data em especial? A verdade é que a escolha desta data não se trata de um mero acaso. Esta data é a junção de dois dos dias mais marcantes no que toca à história da exploração espacial. A 4 de Outubro de 1957 deu-se o lançamento do primeiro satélite artificial construído pelo homem, Sputnik 1. Já o dia 10 de Outubro de 1967 ficou marcado pela promulgação do Tratado dos Princípios que Governam as Atividades dos Estados na Exploração e Usos Pacíficos do Uso do Espaço Exterior, incluindo a Lua e Outros Corpos Celeste.