11 de outubro de 2008

Mais um ano, mais um sucesso!

A última semana foi marcada pelas comemorações da Semana Mundial do Espaço. Para os mais esquecidos ou para os poucos (pelo menos assim espero) que não conheciam, a SME realiza-se todos os anos entre os dias 4 e 10 de Outubro. Esta data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999, ano a partir do qual se tem vindo a realizar. Mas porquê esta data em especial? A verdade é que a escolha desta data não se trata de um mero acaso. Esta data é a junção de dois dos dias mais marcantes no que toca à história da exploração espacial. A 4 de Outubro de 1957 deu-se o lançamento do primeiro satélite artificial construído pelo homem, Sputnik 1. Já o dia 10 de Outubro de 1967 ficou marcado pela promulgação do Tratado dos Princípios que Governam as Atividades dos Estados na Exploração e Usos Pacíficos do Uso do Espaço Exterior, incluindo a Lua e Outros Corpos Celeste.

No que toca às comemorações, esta semana é assinalada por todo o mundo das mais diversas maneiras: através de conferências, exposições, workshops com os mais diversos tipos de trabalhos, postos de observação de corpos celestes e muito mais. Como não podia deixar de ser Portugal também participou nestas comemorações de forma activa, com dezenas actividades espalhadas por todo o país. Para quem quiser ter uma melhor ideia de como foram as celebrações em Portugal pode seguir o link mais abaixo para um calendário completo destas.
Agora para todos os que não puderam participar e também para os que participaram e certamente querem repetir, não se preocupem: para o ano que vem vai haver mais e melhor!


Calendário de actividades:


1 comentário:

João Sousa disse...

Informativo, muito bom.