5 de outubro de 2008

50 anos terrestres...

Nasceu nos EUA a 1 de Outubro de 1958, um ano depois de o seu rival soviético ter lançado o primeiro satélite artificial “Sputnik”. Foi baptizada pelo presidente Einsenhower que tinha pretensões “frias” de conquistar um pequeno lugar na história.
Logo após o seu nascimento foram, de imediato, traçados os seus fins. O seu principal objectivo passava por ganhar ao seu rival na mais longa e famosa corrida do ser-humano, a corrida espacial, que acabou por a ganhar a 20 de Julho de 1969 ao fim de 11 “tentativas”. E foi nesse dia que um pequeno passo do homem se tornou num salto para humanidade. E foi nesse salto que muitos se lembraram que não estavam apenas nas suas “casas”, mas que também estavam num planeta que, por sua vez, se encontrava num sistema solar, que fazia parte de uma de milhões de galáxias num desconhecido universo.
Obteve êxitos incríveis. Desde a criação do telescópio Hubble até ao envio de robôs à superfície marciana e de Titã. Ninguém ficou indiferente á sua capacidade de pôr em pratica o conhecimento adquirido, nem tão pouco, à sua sede de saber mais. Porém, nem todos os seus feitos foram fáceis. Basta recordar o desastre do Apollo 1 ou, mais recentemente, a tragédia do vaivém Columbia. Todavia, sempre soube superar os insucessos, pois o verdadeiro fracasso está em parar de tentar. Ensinou-nos a não cometer o segundo erro de não corrigir o primeiro.
Iremos sempre recordar os esforços daqueles que se sacrificaram para que outros alcançassem as estrelas. Talvez o céu não seja o limite…

Parabéns NASA pelos teus 50 anos de vida

1 comentário:

Mª João Carvalhal disse...

Óptima contribuição. Parabéns!!!