14 de dezembro de 2008

Contacto, de Carl Sagan

“Contacto” é o nome de um livro escrito por Carl Sagan, publicado em 1985, que nos conta uma fascinante história de uma mulher intrigada com a possibilidade de existir “alguém” para lá do nosso planeta. Ao longo do livro, assistimos ao seu crescimento como pessoa e cientista. Chama-se Eleanor Arroway e é directora do “projecto Argus” que tem como objectivo procurar intensivamente por vida inteligente extra terrestre, através de rádio-telescópios. Um dia, recebe aquilo que esperou desde a sua infância: um sinal que prova que não estamos sozinhos neste imenso universo . A noticia correu por todo mundo. Era uma mensagem proveniente do sistema Veja, estrela que “apenas” está a 25 anos-luz de nós.
É incrível a imaginação que o autor teve para descrever o que veio a seguir. De tantos problemas e batalhas possíveis, a guerra travou-se entre a Ciência e a Religião, cujos ramos fazem parte da mesma árvore, segundo Einstein.
“É Deus a contactar-nos!”
“Não, é um satélite russo!”
“Afinal, não estamos sozinhos...”
Os assuntos principais tratados na obra falam-nos da religião como obstáculo à ciência, os interesses políticos, a moral que cada ser humano adopta e o facto de sermos tão pequenos e insignificantes mas ao mesmo tempo raros e preciosos.
Porém, o assunto principal é a busca da verdade, sobre quem somos, o que fazemos aqui, o que criou o universo e como tudo aconteceu. Com cientistas, políticos, teólogos e filósofos à mistura, cada leitor, perante os argumentos, toma a sua posição. O autor toma sua, humanizando a personagem principal.
A obra é exelente não só pela parte criativa, mas também pelos suportes cientificos, religiosos e filosóficos que apresenta que nos coloca no maior debate da espécie humana.




Sem comentários: