21 de janeiro de 2009

Energia escura


Há cerca de 11 anos, em 1998, alguns astrofísicos descobriram que a luz emitida pelas supernovas mais distantes da Terra era mais fraca do que o esperada. Isto levou-os à conclusão de que o Universo estava numa expansão mais acelerada. Esta expansão poderia ser explicada devido à existência de "energia escura".
Segundo alguns estudos, crê-se que a energia está estruturalmente ligada ao Universo, ou seja, mesmo que o Universo fosse um espaço vazio, sem matéria e radiação, a energia continuaria a existir.
Por outro lado, alguns astrofísicos acreditam que a energia escura é como um "quinto elemento", assim como a terra, a água, o ar e o fogo. Eles acreditam que a energia negra é a responsável pelo afastamento dos planetas e seus satélites do centro da esfera celeste.

O maior desafio para qualquer uma das teorias da energia escura é saber a quantidade de matéria envolvida, não pode ser matéria a mais pois iria interferir com a formação de estrelas e de galáxias, mas tem de ser suficiente para ser sentida por nós.

Resumindo e concluindo, a "dark energy" é a justificação mais evidente para a aceleração da expansão do Universo.

Para ver o crescimento acelerado do Universo e da matéria negra :
http://www.sciencedaily.com/images/2006/11/061116132026.jpg
http://www.lip.pt/~outreach/posters/9112020_3_pt.jpg

1 comentário:

João Sousa disse...

Não fazia a minima ideia que essa energia fosse tão importante. muito bom