21 de abril de 2009

Dia Mundial da Terra

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Terra. É ridículo que sendo habitantes de um planeta durante 365 dias por ano apenas um deles lhe seja anualmente consagrado, a título de mero descargo de consciência. O que, desde logo, realça o pouco cuidado com que tratamos os nosso planeta Terra.
Apesar de palavras como sustentabilidade, ecologia e aquecimento global estarem no auge da moda, é sempre bom lembrar que há ainda muito por fazer para mudar o cenário nebuloso descrito pelos ambientalistas.
O Dia da Terra é comemorado por milhares de organizações, em centenas de países, com o objectivo de consciencializar as comunidades sobre a importância da preservação do Planeta Terra. A data foi criada nos Estados Unidos em 1970, com o primeiro protesto contra a poluição, convocado pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, e passou a ser comemorada por outros países nos anos 90. Esperamos que, no mundo todo, se organizem actividades como limpeza de praias, palestras sobre aquecimento global, campanhas de reciclagem, concursos, workshops, shows e outros eventos culturais que realmente estejam voltados para essa questão tão séria que estamos vivendo: o que podemos fazer em relação a questões ambientais que o Planeta enfrenta.


Sem comentários: