22 de abril de 2009

O Dia de todos nós, o dia da Terra

Este dia foi criado em 1970, pelo senador Norte-Americano Gaylord Nelson. A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando projecção aos esforços de reciclagem em todo o planeta.

Este dia, deverá servir para cada um pensar no significado dele. Talvez mudar certas e determinadas atitudes ou então, para quem está de consciência tranquila, ganhar alguma força interior para continuar a fazer jus ao nome do dia 22 de Abril, todos os dias.

Faço de conta que todos vocês que estão a ler não sabem onde estão e informo que o nosso planeta chama-se Terra, tem uma imensidão de água, minerais, e tem todas as condições necessárias à Vida. É nele que estamos inseridos e, por isso, devemos preservá-lo.

O futuro do planeta não é dono do melhor panorama, falo por exemplo do aquecimento global. A possível submersão da Sibéria, ou, referindo factos menos chocantes e talvez mais verosímeis, a via de extinção de florestas, e o elevado número de tundras(Um degelo, solo negro) são provas de que este grande problema que é o aquecimento global existe e está aí em força.

Ora, começando no mais banal de cidadão que sai de carro todos os dias de manhã com o seu fato para ir trabalhar quinhentos metros mais abaixo até ao grande empresário petrolífero, penso que se cada um tiver uma melhor mentalidade, se possa mudar o rumo deste planeta.

Portanto, acerca do dia de hoje sugeria tanta publicidade como a indiferença que tem havido nos últimos anos aos problemas em mãos, tanta informação quanto possível, e um número enorme de actividades alusivos ao Dia da Terra.

Apelo também a que se passe este dia de forma igual a todos os outros, ou melhor, que passemos todos os outros como sendo este, o Dia da Terra. Penso que seja esse o principal propósito do dia de hoje.

Sem comentários: